Amamentação, Dicas Bebê Mania

Bebê Mania: Dicas Surpreendentes Sobre a Amamentação

a baby's hand holding a baby's finger

A Bebê Mania pesquisou e trouxe as melhores dicas sobre a Amamentação.

1. A amamentação não é para todos.

Algumas mães são incapazes de amamentar seus bebês por motivos mentais ou físicos. Se a amamentação for muito estressante ou desconfortável para você, é importante se permitir parar.

Limitações mentais

Se o desconforto inicial da amamentação não passar, isso pode começar a afetar sua saúde mental.

É muito melhor para o seu bebê ter uma mãe saudável do que ser amamentado exclusivamente!

Limitações físicas

Algumas mães não são fisicamente capazes de produzir leite suficiente para o bebê ou podem ter outras limitações físicas que tornam a amamentação impraticável ou mesmo impossível, mas não é o fim do mundo. Existem outras maneiras especiais de aprender a se relacionar com seu bebê e ele ou ela vai te amar do mesmo jeito! 🙂

2. Você pode sentir contrações dolorosas

Se você pensou que tinha acabado com as contrações após o parto, pode estar errada! Nos estágios iniciais da amamentação, você pode continuar a sentir contrações durante a amamentação.

A amamentação libera o hormônio oxitocina, que te ajuda a se relacionar com o seu bebê e a melhorar seu humor, mas também envia informações ao seu corpo para contrair o útero.

Embora essas dores posteriores não pareçam bem-vindas, elas são necessárias para reduzir o útero ao tamanho normal.

Felizmente, como acontece com a maioria dos sintomas dolorosos da amamentação, eles não duram para sempre! Apenas certifique-se de manter o controle de seus analgésicos para ajudar a aliviar qualquer desconforto.


3. Pode demorar alguns dias para o leite descer

Depois de dar à luz seu bebê, você pode esperar amamentá-lo imediatamente. Mas geralmente demora cerca de 2 a 3 dias antes de seu corpo começar a produzir leite.

Algumas mães têm que esperar mais de uma semana.

Enquanto isso, você pode começar a bombear utilizando um Extrator de Leite Manual (dica: Extrator da Philips na Bebê Mania) que também estimule o Mamilo  para um fluxo rápido de leite para para acostumar seu corpo. E você pode bombear um pouco de colostro (o primeiro estágio do leite materno), o que é realmente benéfico para o bebê!

4. Dor nos Seios

A dor nos seios não é uma parte divertida da amamentação, mas não dura para sempre. É surpreendente a rapidez com que você “se fica resistente”!

Nos primeiros dias e semanas de amamentação, você deve manter bastante creme para os mamilos e compressas frias/quentes à mão .

Você também deve certificar-se de que seu bebê tenha uma pegada adequada para evitar o mamilo do batom. Caso contrário, você pode ter feridas abertas além da dor geral. Certifique-se de consultar um especialista em lactação para obter dicas e conselhos sobre uma boa pega para o bebê.

Se você ainda estiver dolorida após uma semana de amamentação exclusiva, converse com o pediatra do seu bebê para garantir que o bebê não tenha língua presa ou mandíbula mal posicionada.

Ambas as coisas podem dificultar a pega do bebê e podem causar problemas se não forem tratadas adequadamente.

5- Ingurgitamento mamário – leite empedrado

O ingurgitamento mamário é outra experiência de amamentação desconfortável, mas temporária, que consiste no enchimento patológico excessivo das mamas com leite, deixando-as doloridas e tensas, o que dificulta o aleitamento. 

Deve ser diferenciado da plenitude mamária normal, às vezes referida como ingurgitamento mamário fisiológico, que ocorre entre os dias 2 a 3 pós-parto.

Seu corpo produz leite materno com base na oferta e na demanda. Nos primeiros dias (ou semanas) de amamentação, você precisará dar tempo ao seu corpo para se regular com base nos sinais de fome do bebê.

Pode ser muito tentador querer bombear ou extrair manualmente o leite extra em seus seios para aliviar um pouco da pressão, mas isso pode, na verdade, fazer com que o ingurgitamento dure mais tempo.

Dica: Você pode usar uma compressa quente/fria para aliviar a dor. É incrivelmente desconfortável, mas não dura para sempre!

6. Mamas entupida

Mamas entupidas podem levar à infecção se não forem tratadas rapidamente. Os dutos entupidos acontecem quando o leite recua, geralmente devido à superprodução ou à falta de amamentação.

Se você tiver dutos entupidos, sua melhor ferramenta é seu bebê. Deixe-os mamar enquanto ficarem presos e, geralmente, você obterá o alívio necessário. Você pode massagear o local dolorido e duro enquanto ele mama para ajudar a desobstruir o duto.

Você também pode tentar um banho quente ou um medicamento anti-inflamatório aprovado pelo médico .

Para evitar dutos entupidos, certifique-se de amamentar regularmente e logo pela manhã.


7. Você vai vazar em todos os lugares

Ah, vazando. . . outro rito de passagem! É normal que seus seios vazem ao longo do dia nos estágios iniciais da amamentação e até durante toda a amamentação.

Você pode vazar de um lado enquanto o bebê mama do outro, quando o bebê dorme mais do que o normal ou se você perder uma mamada.

Certifique-se de ter muitos absorventes à mão (Dica: Absorvente Descartável para Seios Philips Avent) e considere o uso de uma bomba de coleta elétrica (Dica: Bomba Elétrica Para Retirar Leite Materno Kababy) que proporciona massagem e sucção na extração de leite. 

Além disso, tenha cuidado ao remover os absorventes porque eles podem grudar nos mamilos e machucar se você os puxar com força!

08. O leite materno muda durante a mamada

O primeiro leite que o bebê recebe quando começa a mamar costuma ser mais aguado. Uma vez que você tenha sua descida, o ‘leite posterior’ é mais rico e rico em gordura.

Seu bebê pode controlar o tipo de leite que está recebendo pela maneira como está sugando e por quanto tempo come.

09. Alguns bebês não bebem leite materno descongelado por causa do excesso de lipase

As lipases são enzimas encontradas em todos os leites. Eles ajudam a quebrar a gordura para fornecer nutrientes.

No entanto, quando a atividade da lipase é muito alta no leite bombeado, o processo pode causar um gosto de peixe ou sabão que os bebês não gostam.

Se você planeja bombear e armazenar leite, primeiro teste para ver se seu bebê é sensível à lipase, congelando uma amostra por 7 dias e, em seguida, tente alimentar com mamadeira (dica: Kit com 3 Mamadeiras Philips Avent Pétala Transparente – 125ml + 260ml + 330ml).

Se o bebê não aceitar, escalde antes de congelar!

10. Você ainda pode menstruar e engravidar durante a amamentação

Isso é diferente para cada mãe, mas ainda é possível menstruar , ovular e engravidar durante a amamentação.

Amamentar um bebê geralmente não é uma fonte confiável de controle de natalidade; portanto, certifique-se de tomar as devidas precauções se ainda não estiver pronta para ter outro bebê.

11. Mamilos invertidos não devem desencorajá-la de amamentar

Algumas mulheres têm mamilos invertidos, mas ainda é possível amamentar apesar desse problema.

A amamentação pode até ajudar a corrigir o problema, dependendo da gravidade.

Certifique-se de falar com seu médico ou um especialista em lactação para obter conselhos e dicas extras sobre como ter sucesso na amamentação se você tiver mamilos invertidos.


12. Não sair muito leite não é uma certeza de que está produzindo pouco. 

Algumas mulheres não respondem bem a uma bomba, então você não deve se sentir desencorajada se não estiver vendo muito leite depois de uma sessão.

O melhor indicador de que você está produzindo leite suficiente e seu bebê comendo o suficiente é quantas fraldas molhadas/sujas ele tem em um período de 24 horas e se o bebê está ganhando peso.


13. Você precisa ficar atenta à mastite

A mastite é uma inflamação da mama e acontece quando o leite não sai devido a um entupimento das mamas.

É muito doloroso e pode levar a uma infecção se não for tratado adequadamente.

Se o seu peito estiver vermelho, quente e inchado e você tiver sintomas semelhantes aos da gripe, é melhor ligar para ir ao médico para obter ajuda.Embora a mastite possa ser dolorosa para a mãe, não é prejudicial para o bebê. Eles ainda podem continuar a beber seu leite materno enquanto você espera que a infecção passe.

A Bebê Mania está frequentemente entregando o melhor conteúdo e trazendo dicas de Produtos que você pode encontrar em nosso Site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *